VISITA INSTITUCIONAL

Comandante da Aeronáutica visita a GUARNAE-CO

Na oportunidade foi realizada a inauguração do primeiro Rancho Modular da Força Aérea Brasileira e a reunião com os veteranos do sul do país
Publicada em: 02/08/2023 13:23
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, Tenente Wanessa Liz
Edição: Agência Força Aérea

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, visitou, nesta segunda-feira (31/07), a Guarnição de Aeronáutica de Canoas (GUARNAE-CO), onde foi recebido pelo Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, e pelo Comandante da BACO, Coronel Aviador Marcelo Zampier Bussmann. A comitiva contou ainda com Oficiais-Generais do Alto Comando da Aeronáutica, Oficiais-Generais da Intendencia, do Graduado-Master da GUARNAE-CO, Suboficial Rhodney Petterson Francisco; e demais militares convidados. Durante o dia, o Comandante participou de reuniões estratégicas e inspeções operacionais.  

A programação iniciou com uma apresentação do Comandante da Aeronáutica, que falou aos militares da BACO e GUARNAE-CO sobre a Força Aérea Brasileira (FAB) e os projetos em andamento e futuros que deixarão a FAB em condições mais próximas das grandes potências.  

Ao iniciar a palestra o Comandante do V COMAR, Major-Brigadeiro Rivero, agradeceu ao Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno, por empreender, ajudar e capacitar a GUARNAE-CO. “Tudo começou com o aval do então Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior e do senhor que ainda no ano passado estava no Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), e ajudou a dirigir, planejar e distribuir os orçamentos por meio das diretrizes. O que poderia ser somente um rancho, somente uma fiação de média tensão, tornou-se o que realmente a BACO precisava para retomar a sua capacidade, principalmente o rancho. Isso tudo foi um esforço grande da Guarnição que hoje conclui com a renovação da capacidade da nossa Base Aérea”, agradeceu. 

“É motivo de alegria para mim como gaúcho, na qualidade de Comandante da Aeronáutica, retornar a tão estimada localidade, cuja tradição resulta de nossos dedicados antecessores e são fielmente mantidos pelos valorosos militares, que escolheram aqui, em meio a notáveis paisagens dos pampas, o local para servir à nossa tropa e à nossa Pátria”, comentou o Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno. Ainda em suas palavras, o Comandante da Aeronáutica citou o sucesso e a tradição da BACO. “Não há como fazer menção à palavra ‘sucesso’ de uma história ou à ‘tradição’ de uma Organização sem render destaque àqueles que dela participaram, nela atuaram ou dela fizeram o que, hoje, vemos”, finalizou o Oficial-General.  

Ao final da reunião o Comandante participou de uma cerimônia militar para homenagear sua presença. 

Monumento em homenagem ao 14-Bis

No início da manhã, ainda em continuidade as comemorações aos 150 anos de Alberto Santos Dumont, o Comandante da Aeronáutica conversou com o idealizador e criador do monumento em homenagem ao centenário do voo Mais Pesado que o Ar, o Suboficial da Reserva e artista plástico, Vinício Cassiano.

A obra, inaugurada em 2006, encontra-se na frente do Quartel General do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), em Canoas (RS). Durante a conversa o Comandante falou sobre as deias e trajetória do Suboficial, que na oportunidade estava acompanhado do seu neto. 

Vinício Cassiano é um artista plástico reconhecido na região e foi responsável por criar o monumento símbolo do município de Canoas, intitulado 'Origem', que mostra uma embarcação que se funde com uma figura humana, construída em concreto armado e medindo 2 metros e 65 centímetros.

Inauguração do Primeiro Rancho Modular da FAB

Na oportunidade o Comandante da Aeronáutica, acompanhado do Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert participou da inauguração do Primeiro Rancho Modular da Força Aérea Brasileira (FAB) uma instalação inovadora que visa aprimorar as condições de acomodação e bem-estar. 

A inauguração é uma conquista significativa devido ao impacto positivo que trará a qualidade de vida e a melhor experiência alimentar de todos na BACO. A dedicação e sinergia da SEFA, DIRAP, DTINFRA e do GAP-CANOAS, juntamente com todos os envolvidos, foram fundamentais para tornar o projeto uma realidade, proporcionando não apenas soluções, mas também satisfação aos usuários. O novo Rancho Modular é um investimento estratégico da Força Aérea, concebido para atender às necessidades operacionais e logísticas da BACO. 

Em suas palavras, o Secretário da SEFA, Tenente-Brigadeiro do Ar Neubert, falou sobre os processos que permitiram a concretização e a conclusão de um trabalho de várias entidades e Organizações do Comando da Aeronáutica, capitaneadas pelos seus órgãos centrais de sistema, que puderam tornar realidade o momento que estamos vivendo. “Que possamos retomar a capacidade de apoio da nossa FAB ao efetivo da BACO. A gente abre as portas agora para que o pessoal utilize e, com certeza, nós teremos um resultado muito positivo para o efetivo da Base Aérea de Canoas e suas Unidades apoiadas, ou seja, retomamos a possibilidade de apoiar e fazer com que a Base Aérea atinja e cumpra a sua missão na plenitude de apoiar suas Organizações sediadas”, comentou. 

O novo Rancho Modular foi projetado para oferecer infraestrutura moderna e funcional. A estrutura modular permite que seja montada em tempo reduzido, garantindo rápida disponibilidade e otimização dos recursos logísticos. 

Para o Comandante da BACO, Coronel Aviador Busmmann, o rancho modular tornou-se um exemplo de sucesso para a SEFA, por ser um modelo bastante flexível, que possibilita retomar de forma rápida a capacidade operacional. “Receber o rancho é uma fase fundamental para retomar a capacidade da Base Aérea em realizar as operações, emprestar o apoio ao homem e principalmente prover toda essa possibilidade de apoio às operações”, finalizou.

Reunião com os Veteranos do Sul do país

Uma palestra voltada aos militares da reserva também foi realizada em Canoas (RS) pelo Comandante da Aeronáutica. O evento aconteceu no salão da Associação de Suboficiais e Sargentos da Guarnição de Aeronáutica de Porto Alegre (ASSGAPA), e contou com a participação de 200 militares de ontem e de hoje.

O Comandante abordou a atual conjuntura da Força Aérea, a consolidação da estrutura organizacional com as últimas aquisições, a melhoria e o desenvolvimento do Sistema de Saúde da Aeronáutica, dentre outros assuntos.

Em seu discurso, o Comandante dirigiu-se aos veteranos falando dos laços e camaradagem que os unem. “Eternamente como irmãos de fardas e alma azul, que nos trazem ensinamentos e que nos inspiram a fazer da instituição, a qual servimos, não apenas um local por meio do qual se serve ao País, mas uma morada eterna em nossos corações”, finalizou.

Fotos: Sargento Viegas / CECOMSAER